Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento Educação Transformadora: Metodologias Ativas, Tecnologias e Relações Sociais é um programa completo e atualizado que visa auxiliar educadores no aprimoramento de suas práticas pedagógicas em um contexto educacional em constante mudança.

Na disciplina "Metodologias Ativas de Aprendizagem", você explorará a relação entre neurociência e práticas pedagógicas ativas, como ensino híbrido, aprendizagem baseada em problemas e projetos, gamificação e sala de aula invertida. O objetivo é que você possa incorporar abordagens cientificamente embasadas em suas práticas de ensino, tornando as aulas mais ricas e engajadoras para seus alunos.

Na disciplina "Tecnologias na Educação", você se aprofundará em temas como ferramentas digitais, ensino online, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, ética e segurança em tecnologia. O foco é na personalização da aprendizagem, na acessibilidade, na colaboração e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais para o educador na atualidade.

Por fim, a disciplina "Relações entre Escola, Família e Sociedade" oferece subsídios teóricos, jurídicos e metodológicos para a construção da tão importante interface entre família e escola. Você aprenderá sobre os limites e as possibilidades de intervenção no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

São três disciplinas interligadas que oferecem uma visão abrangente da educação transformadora, preparando os profissionais para os desafios e oportunidades do século XXI.

O que você irá aprender

Tema 1

Introdução às metodologias ativas e neurociência na educação

Ensino híbrido: integrando tecnologia ao aprendizado e suas implicações cerebrais

Aprendizagem baseada em problemas: neurociência e pensamento crítico

Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade cerebral

Autonomia na aprendizagem e regulação neural

Gamificação e a neurociência do prazer e recompensa

Sala de aula Invertida: otimizando o potencial cerebral

Aprendizagem colaborativa: o cérebro social em ação

Estudos de caso e a aplicação do contexto na aprendizagem

Aprendizagem baseada em inquérito: a arte de fazer perguntas

Aprendizagem contextual: o cérebro em seu ambiente

Rotação por estações: diversificando a aprendizagem e engajando o cérebro

Design Thinking na educação e o cérebro inovador

Aprendizagem baseada em jogos: a neurociência do brincar

Avaliação formativa: o que a neurociência nos diz?

Aprendizagem multimodal: atendendo aos diferentes estilos de aprendizagem

Storytelling na educação: aprendendo por meio de histórias

Neurociência e metacognição: pensando sobre o pensamento

Brainstorming como ferramenta de aprendizagem ativa

Peer Instruction: aprendendo com os colegas

Laboratório de aprendizagem: a neurociência por trás da aprendizagem experimental

Aprendizagem baseada em pesquisa: estimulando o pensamento científico

Aprendizagem móvel (Mobile Learning): aprendizagem ativa em movimento

Neurociência da aprendizagem em espaços virtuais

Rolle-playing: desenvolvendo habilidades por meio da simulação

Aprendizagem por meio de feedback: melhorando o desempenho com o feedback contínuo

Neurociência e aprendizagem ao longo da vida: metodologias ativas para adultos

Aprendizagem baseada em inteligência artificial: o futuro da educação?

Tema 2

Introdução às novas tecnologias educacionais

A educação na Era Digital

Ferramentas digitais para o ensino online

Ensino híbrido: integrando tecnologia e sala de aula

Inteligência artificial na educação

Uso de Big Data na educação

Aprendizagem adaptativa: personalização com tecnologia

Realidade virtual e realidade aumentada na educação

Tecnologias imersivas para o aprendizado

Gamificação: aprendendo por meio de jogos digitais

Ensino baseado em jogos e simulações

Tecnologias de comunicação: ferramentas para colaboração e discussão

Aprendizagem móvel (Mobile Learning)

Microlearning: aprendizagem em pequenas doses

Recursos educacionais abertos (REA): acesso livre ao conhecimento

Ferramentas de avaliação online

Plataformas de aprendizagem e sistemas de gestão da aprendizagem (LMS)

Tecnologias para aprendizagem invertida (Flipped Classroom)

Aplicações de blockchain na educação

Internet das coisas (IoT) na educação

Ferramentas de feedback e acompanhamento de desempenho

Aprendizagem socioemocional por meio da tecnologia

Tecnologia e acessibilidade na educação

Estratégias de segurança digital na educação

Importância do pensamento crítico na Era Digital

Ética no uso de tecnologia na educação

Preparando os alunos para o futuro: habilidades digitais essenciais

Futuro da tecnologia na educação

Desafios e oportunidades das novas tecnologias educacionais

Tema 3

Infância, adolescência e sociedade - I

Infância, adolescência e sociedade - II

Desafios da família na atualidade

Desafios da escola na atualidade

Tipos e arranjos de família

Para entender a família e a escola

A influência da família no desempenho escolar

Dificuldades de aprendizagem e a parceria escola e família

A família, a criança e o direito ao aprendizado

Direitos e deveres da escola e da família na LDB

Conselho Escolar e APMFs - Como estimular a participação?

ECA e a relação entre escola e família - I

ECA e a relação entre escola e família - II

Como lidar com pais em conflito

Alienação parental e o papel da escola.

Práticas restaurativas na escola

Comunicação não violenta entre escola e família - I

Comunicação não violenta entre escola e família - II

O trabalho em rede e o papel da família

O trabalho em rede e o papel da escola

Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - I

Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - II

Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - III

Quando acionar o Conselho Tutelar?

Escuta do relato espontâneo de vítimas de violência

Saber ouvir é saber cuidar e educar

Instrumentos e protocolos de escuta

Professor vítima de violência. O que fazer? - I

Professor vítima de violência. O que fazer? - II

Organização de reuniões com as famílias

Boas práticas de colaboração - I

Boas práticas de colaboração - II

Certificado

O certificado será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.