O certificado será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.
Sobre o curso
O Curso de Aperfeiçoamento Educação Transformadora: Metodologias Ativas, Tecnologias e Relações Sociais é um programa completo e atualizado que visa auxiliar educadores no aprimoramento de suas práticas pedagógicas em um contexto educacional em constante mudança.
Na disciplina "Metodologias Ativas de Aprendizagem", você explorará a relação entre neurociência e práticas pedagógicas ativas, como ensino híbrido, aprendizagem baseada em problemas e projetos, gamificação e sala de aula invertida. O objetivo é que você possa incorporar abordagens cientificamente embasadas em suas práticas de ensino, tornando as aulas mais ricas e engajadoras para seus alunos.
Na disciplina "Tecnologias na Educação", você se aprofundará em temas como ferramentas digitais, ensino online, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, ética e segurança em tecnologia. O foco é na personalização da aprendizagem, na acessibilidade, na colaboração e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais para o educador na atualidade.
Por fim, a disciplina "Relações entre Escola, Família e Sociedade" oferece subsídios teóricos, jurídicos e metodológicos para a construção da tão importante interface entre família e escola. Você aprenderá sobre os limites e as possibilidades de intervenção no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
São três disciplinas interligadas que oferecem uma visão abrangente da educação transformadora, preparando os profissionais para os desafios e oportunidades do século XXI.
O que você irá aprender
Tema 1
Introdução às metodologias ativas e neurociência na educação
Ensino híbrido: integrando tecnologia ao aprendizado e suas implicações cerebrais
Aprendizagem baseada em problemas: neurociência e pensamento crítico
Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade cerebral
Autonomia na aprendizagem e regulação neural
Gamificação e a neurociência do prazer e recompensa
Sala de aula Invertida: otimizando o potencial cerebral
Aprendizagem colaborativa: o cérebro social em ação
Estudos de caso e a aplicação do contexto na aprendizagem
Aprendizagem baseada em inquérito: a arte de fazer perguntas
Aprendizagem contextual: o cérebro em seu ambiente
Rotação por estações: diversificando a aprendizagem e engajando o cérebro
Design Thinking na educação e o cérebro inovador
Aprendizagem baseada em jogos: a neurociência do brincar
Avaliação formativa: o que a neurociência nos diz?
Aprendizagem multimodal: atendendo aos diferentes estilos de aprendizagem
Storytelling na educação: aprendendo por meio de histórias
Neurociência e metacognição: pensando sobre o pensamento
Brainstorming como ferramenta de aprendizagem ativa
Peer Instruction: aprendendo com os colegas
Laboratório de aprendizagem: a neurociência por trás da aprendizagem experimental
Aprendizagem baseada em pesquisa: estimulando o pensamento científico
Aprendizagem móvel (Mobile Learning): aprendizagem ativa em movimento
Neurociência da aprendizagem em espaços virtuais
Rolle-playing: desenvolvendo habilidades por meio da simulação
Aprendizagem por meio de feedback: melhorando o desempenho com o feedback contínuo
Neurociência e aprendizagem ao longo da vida: metodologias ativas para adultos
Aprendizagem baseada em inteligência artificial: o futuro da educação?
Tema 2
Introdução às novas tecnologias educacionais
A educação na Era Digital
Ferramentas digitais para o ensino online
Ensino híbrido: integrando tecnologia e sala de aula
Inteligência artificial na educação
Uso de Big Data na educação
Aprendizagem adaptativa: personalização com tecnologia
Realidade virtual e realidade aumentada na educação
Tecnologias imersivas para o aprendizado
Gamificação: aprendendo por meio de jogos digitais
Ensino baseado em jogos e simulações
Tecnologias de comunicação: ferramentas para colaboração e discussão
Aprendizagem móvel (Mobile Learning)
Microlearning: aprendizagem em pequenas doses
Recursos educacionais abertos (REA): acesso livre ao conhecimento
Ferramentas de avaliação online
Plataformas de aprendizagem e sistemas de gestão da aprendizagem (LMS)
Tecnologias para aprendizagem invertida (Flipped Classroom)
Aplicações de blockchain na educação
Internet das coisas (IoT) na educação
Ferramentas de feedback e acompanhamento de desempenho
Aprendizagem socioemocional por meio da tecnologia
Tecnologia e acessibilidade na educação
Estratégias de segurança digital na educação
Importância do pensamento crítico na Era Digital
Ética no uso de tecnologia na educação
Preparando os alunos para o futuro: habilidades digitais essenciais
Futuro da tecnologia na educação
Desafios e oportunidades das novas tecnologias educacionais
Tema 3
Infância, adolescência e sociedade - I
Infância, adolescência e sociedade - II
Desafios da família na atualidade
Desafios da escola na atualidade
Tipos e arranjos de família
Para entender a família e a escola
A influência da família no desempenho escolar
Dificuldades de aprendizagem e a parceria escola e família
A família, a criança e o direito ao aprendizado
Direitos e deveres da escola e da família na LDB
Conselho Escolar e APMFs - Como estimular a participação?
ECA e a relação entre escola e família - I
ECA e a relação entre escola e família - II
Como lidar com pais em conflito
Alienação parental e o papel da escola.
Práticas restaurativas na escola
Comunicação não violenta entre escola e família - I
Comunicação não violenta entre escola e família - II
O trabalho em rede e o papel da família
O trabalho em rede e o papel da escola
Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - I
Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - II
Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - III
Quando acionar o Conselho Tutelar?
Escuta do relato espontâneo de vítimas de violência
Saber ouvir é saber cuidar e educar
Instrumentos e protocolos de escuta
Professor vítima de violência. O que fazer? - I
Professor vítima de violência. O que fazer? - II
Organização de reuniões com as famílias
Boas práticas de colaboração - I
Boas práticas de colaboração - II