O certificado será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.
Sobre o curso
A proposta desse curso é explicar como a neurociência e o desenvolvimento cognitivo podem ajudar no aprendizado da matemática. São apresentadas metodologias ativas e recursos tecnológicos e lúdicos para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante. Esse curso oferece uma oportunidade única para os educadores se atualizarem em relação às últimas pesquisas sobre o ensino de matemática na Educação Básica. O curso também apresenta os recursos básicos de uso do computador, trazendo informações importantes para quem quer aprender a utilizar corretamente vários softwares importantes e necessários na atualidade.
O que você irá aprender
Tema 1
O que a neurociência traz para a educação? Parte I
O que a neurociência traz para a educação? Parte II
A neurociência na construção da lógica
Epistemologia da construção do raciocínio lógico
Processo cognitivo para a construção da lógica-matemática - Parte I
Processo cognitivo para a construção da lógica-matemática - Parte II
O cérebro matemático
Desenvolvimento do conceito de número - Parte I
Desenvolvimento do conceito de número - Parte II
Modelos Cognitivos
O lúdico na construção da matemática
Como usar blocos de encaixe para construir conceitos matemáticos
Matrizes lógicas e o ensino lúdico da matemática
O que é uma metodologia ativa de aprendizagem?
A importância da videoaula no ensino da matemática
Sala de aula Invertida - teoria
Sala de aula Invertida - estudo de caso
Aprendizagem baseada em problemas - teoria
Aprendizagem baseada em problemas - estudo de caso
Storytelling na matemática
Aprendizagem por pares - teoria
Aprendizagem por pares - estudo de caso
Aprendizagem cooperativa - teoria
Aprendizagem cooperativa - Jigsaw
Rotação por estações - teoria
Rotação por estações - estudo de caso
Laboratório rotacional
Oficinas de matemática
Oficinas de matemática - estudo de caso
Movimento maker
Aprendizagem por projetos e o STEAM
STEAM - estudo de caso
Jogos na educação - game based learning
Jogos na educação matemática
Gamificação x aprendizagem baseada em games
Gamificação aplicada ao ensino da matemática
O ensino híbrido e a matemática
Tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática
Softwares educacionais no ensino da matemática
Plataformas educacionais no ensino da matemática
Uso da plataforma Khan Academy em sala de aula
Uso da plataforma Khan Academy no ensino a distância
GeoGebra como ferramenta gráfica bidimensional
GeoGebra como ferramenta gráfica tridimensional
Pensamento computacional na matemática
Linguagem de programação no desenvolvimento do raciocínio lógico
O pensamento criativo na matemática
Uso do scratch no ensino da matemática: instrumento do professor
Uso do scratch no ensino da matemática: instrumento do estudante
Educação criativa e formação de futuros matemáticos
Tema 2
Apresentação do Windows 10
Ferramentas Básicas - Parte I
Ferramentas Básicas - Parte II
Ferramentas Básicas - Parte III
Ferramentas Básicas - Parte IV
Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte I
Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte II
Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte III
Painel de Controle
Configurações - Parte I
Configurações - Parte II
Microsoft Word 2016 - Parte I
Microsoft Word 2016 - Parte II
Microsoft Word 2016 - Parte III
Microsoft Word 2016 - Parte IV
Microsoft Word 2016 - Parte V
Microsoft Word 2016 - Parte VI
Microsoft Word 2016 - Parte VII
Microsoft Excel 2016 - Parte I
Microsoft Excel 2016 - Parte II
Microsoft Excel 2016 - Parte III
Microsoft Excel 2016 - Parte IV
Microsoft Excel 2016 - Parte V
Microsoft Excel 2016 - Parte VI
Microsoft Excel 2016 - Parte VII
Microsoft Excel 2016 - Parte VIII
Microsoft PowerPoint 2016 – Parte I
Microsoft PowerPoint 2016 – Parte II
Microsoft PowerPoint 2016 – Parte III
Microsoft PowerPoint 2016 – Parte IV
Google Chrome - Parte I
Google Chrome - Parte II
E-mail - Parte I
E-mail - Parte II
Redes Sociais - Parte I
Redes Sociais - Parte II
Redes Sociais - Parte III
Segurança da Informação - Parte I
Segurança da Informação - Parte II
Segurança da Informação - Parte III